quarta-feira, 17 de setembro de 2025

BIOGRAFIA DE TAGORE

Rabindranath Tagore foi um polímata indiano, nascido em 7 de maio de 1861 em Calcutá. Sua família era influente na cena cultural e social de Bengala. Desde cedo, ele demonstrou talento para a literatura, escrevendo poemas e peças teatrais. Tagore rejeitou a educação formal e preferiu aprender por conta própria, o que moldou sua abordagem única e inovadora. Ele se tornou uma das figuras mais proeminentes do Renascimento de Bengala, defendendo a liberdade e o nacionalismo indianos através de sua arte. Em 1913, ele se tornou o primeiro não-europeu a receber o Prêmio Nobel de Literatura, por sua obra Gitanjali (Oferta de Canções). Essa obra, traduzida por ele mesmo para o inglês, é uma coleção de poemas que exploram temas como a espiritualidade, o amor e a natureza. Tagore não foi apenas um poeta e escritor. Ele também foi um prolífico compositor, filósofo, dramaturgo e pintor. Ele compôs mais de 2.000 canções, conhecidas como Rabindra Sangeet, que são parte fundamental da cultura bengali. Ele fundou a Universidade de Visva-Bharati em Santiniketan, com o objetivo de promover a educação holística e o intercâmbio cultural. Sua visão de uma sociedade livre e sua busca por um universalismo espiritual influenciaram líderes como Mahatma Gandhi. Tagore era um crítico do imperialismo britânico e sua poesia e ensaios serviram como inspiração para o movimento de independência da Índia. Sua contribuição para as artes e a filosofia é imensa, e ele é considerado o autor dos hinos nacionais da Índia e de Bangladesh. Rabindranath 

Prêmio Nobel de Literatura

A dor pela morte de sua esposa e de dois de seus filhos, em 1902 e 1907, inspirou a Tagore a escrever seu volume de poesias mais profundo e místico, “Oferenda Poética” (1913-1914).

A repercussão da obra influiu na decisão da academia sueca de conceder ao escritor o “Prêmio Nobel de Literatura em 1913”.

Em 1915 recebeu o título de  cavaleiro, ao qual renunciou em 1919 em protesto contra o massacre de Amritsar.

Tagore passou a desenvolver intensa atividade de conferencista em diversos países. Em 1921 passou a dedicar grande parte de seu tempo na promoção da Universidade internacional “Visva- Bharati”, que fundou nesse mesmo ano no centro de Santiniketan.



Tagore faleceu em 7 de agosto de 1941, deixando um legado que continua a inspirar pessoas em todo o mundo.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial