"A POESIA EXPRESSA IDEIAS E EMOÇÕES, MAS NUNCA DE MANEIRA CLARA, PARA , ATRAVÉS DO MISTÉRIO E DO ENIGMA, ATIVAR A IMAGINAÇÃO DO LEITOR."
segunda-feira, 10 de fevereiro de 2025
EVENTO DIA 14
FEDERATION OF THE INTERNATIONAL TERARY COPYRIGHT TREAT
2º EVENTO FILCT
TEMA:ALMA E POESIA! CONTOS E FANTASIAS
AUTORA:Marilândia Marques Rollo
DATA:14/02/2025
TÍTULO:
PAÍS: Brasil
Gentilmente convidada pela pola amiga escritora Márcia Bandeira
A Alma dos Versos
Na quente tarde de janeiro, quando o sol derramava seu ouro sobre as ruas de Salvador, Tereza da Silva sentiu que os versos nasciam dentro de si como um rio caudaloso. Filha de quituteira e neto de pescador, ela carregava na pele a cor da terra bahiana e no coração a melodia dos poetas esquecidos.
Suas mãos, marcadas por linhas que contavam histórias mais antigas que a própria cidade, seguravam um caderno amarelado onde os sonhos se transformavam em palavras. Não era uma poeta de academia, nem de salões elegantes. Era a poesia da rua, do corpo, do sentimento que transborda como água de cachoeira.
Na varanda de sua casa simples, no Pelourinho, Tereza observava o vai e vem das pessoas. Cada rosto era um poema, cada gesto um verso não escrito. Seus olhos negros, fundos como os segredos da cidade, captavam a alma de Salvador em cada movimento.
"A poesia não é só o que se escreve", murmurava ela para si mesma, "é o que se sente, o que se respira". E respirava fundo, sugando o ar carregado de dendê, de história, de amor.
Seu último poema falava sobre as mulheres invisíveis - as quituteiras, as lavadeiras, as mulatas que faziam a cidade girar sem nunca serem aplaudidas. Escrevia com a força de quem conhece cada dor, cada alegria, cada suspiro dessa terra generosa.
A noite descia sobre Salvador, pintando os casarões de tons de azul e roxo. Tereza continuava escrevendo, sua mão moved por uma força maior que ela mesma - a força da alma bahiana, que pulsa, que canta, que resiste.
E assim os versos nasciam, não como palavras soltas, mas como pedaços de vida, pedaços de alma.
Marilândia
Nenhum comentário:
Postar um comentário